Descubra 5 razões para você ter um painel solar

Com todas as iniciativas, custos mais acessíveis, linhas de crédito, regulação e os descontos estão entre as condições que vão tornar essa tecnologia cada vez mais comum em todas as casas, comércio e indústria.

Podemos dizer que tudo isso irá acontecer em um futuro não tão distante, principalmente porque os painéis solares estão cada vez mais presentes na vida das pessoas em todo mundo.

Aqui mesmo no Brasil, mesmo estando atrasados com essa tecnologia, o número de unidades que produzem a própria energia deve saltar e chegar a 1,2 milhões até 2024. De acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Energia Solar em crescimento

Assim como hoje a energia solar lidera quando falamos em geração doméstica, a previsão é que isso continue e cresça ainda mais nos próximos anos.

Por isso, descubra as 5 razões que irá fazer você acreditar que ainda terá um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa ou nos seus negócios.

1. Mais barato

Antes até podíamos justificar que os altos valores e manutenção eram as grandes entraves para se ter um sistema de energia solar fotovoltaica.

Só nos últimos dez anos o valor de investimento dessa tecnologia sofreu queda de 80%, o que é uma notícia muito boa para nós.

O Brasil segue uma tendência mundial em que a produção de energia solar está se tornando mais barata em relação a outros tipos energia. Em outros países ela já é mais barata que o carvão.

Atualmente já existem no mercado empresas que oferecem vendas de lotes, painéis, assinatura, cooperativas, além de consórcios para adquirir um sistema de energia solar.

Em pouco tempo o custo não será mais desculpas para não ter um painel de energia em sua casa, escritório ou empresa.

2. Mudanças na legislação

De acordo com a Resolução Normativa 687 da ANEEL, é permitida a geração distribuída. Com essa mudança na legislação se tornou mais atrativo investir em geração de energia, já que poderá distribuir a energia excedente para outros imóveis que esteja no mesmo CPF ou CNPJ ou até diferentes.

A resolução abre outras possibilidades como a geração compartilhada, uma ótima opção para aqueles que não possuem espaço suficiente para captação de energia. Os consumidores podem se unir em um consórcio ou cooperativa e compartilhar a produção energética produzida em um único local de micro ou minigeração como as Fazendas e os Condomínios de geração de energia.

3. Incentivos financeiros

Para facilitar para quem quer investir em um sistema de energia solar estão sendo oferecidas linhas de créditos em bancos para ajudar você a produzir sua própria energia.

As melhores linhas de financiamento de energia solar fotovoltaica disponíveis no Brasil são:

  • FNE Sol
  • Financiamento para Energia Solar – Sicredi
  • Proger Urbano Empresarial Banco do Brasil
  • Linha Sustentabilidade Santander
  • Financiamento de Energia Solar – Banco da Amazônia
  • Agro Pronaf Banco do Brasil
  • FCO Banco do Brasil
  • Finame do BNDES
  • Construcard – Caixa Econômica Federal

Podemos encontrar ao menos nove opções de bancos que oferecem essa opção, com valores e prazos que podem variar.

Outros incentivos também já são oferecidos em alguns estados brasileiros o que faz com que seja uma ótima opção investir no sistema de energia solar fotovoltaica.

Também há estados que já estão oferecendo isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para quem gerar a própria energia.

4. Inovações

Com os avanços cada vez mais residências terão seu próprio sistema de energia solar.

Em outros países já existem painéis solares embutidos em telhas, películas transparentes que transformam janelas, portas e telas de smartphones em pequenos painéis de energia solar.

Já é possível encontrar em outros países placas de energia solar coloridos e com design, que deixam a faixada de sua empresa muito mais bonita e ainda demonstra a preocupação de sua organização para com meio ambiente.

No Brasil, já encontramos eventos que incentivam a criação de novos projetos para democratizar esse tipo de tecnologia como o Desafio Solar, organizado pelo Greenpeace e pela incubadora NESsT Brasil.

5. Crescimento do setor

O crescimento rápido do setor de geração de energia solar faz com que mais e mais pessoas adquiram os painéis solares nos próximos anos.

A Aneel prevê que esse crescimento continue de forma significativa e, a estimativa desse crescimento pela agência é que em 2024 cerca de 1,2 milhão de consumidores estarão gerando a própria energia.

Outro crescimento esperado para os próximos anos que anima o mercado é a criação de 100 mil novos postos de empregos, diretos e indiretos, só nos próximos três anos.

Além disso, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) http://www.epe.gov.br/pt , só nos últimos dois anos o setor de energia solar cresceu 70% e deve responder por 10% da matriz energética em 2030.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =