Energia Solar: 7 dúvidas comuns de quem deseja utilizar

A tecnologia para utilização da Energia Solar já existe faz algum tempo, mas mesmo assim ainda é novidade para muita gente.

Você pode utilizar a energia solar em sua empresa ou residência sem problemas, tendo ou não espaço físico no local (condomínio solar).

A cada ano que passa mais pessoas e empresários tem percebido o quanto essa fonte de energia é eficiente e trás benefícios, entre eles a grande economia e sustentabilidade.

Então separei algumas dúvidas comuns entre aqueles que estão começando a pensar em energia solar.

Confira abaixo 7 dúvidas sobre energia solar:

1 – Aquecedor Solar x Energia Solar?

É muito comum às pessoas confundirem a energia solar com o aquecedor solar, existe uma diferença entre eles.

O aquecedor solar é um sistema bem diferente, ele é utilizado apenas para aquecer a água para chuveiros, piscinas e outros ambientes da casa ou empresa.

Ele funciona da seguinte maneira: a água passa por dutos ou encanamentos e são aquecidos pelo sol ou reservatórios elétricos.

Já na energia solar o processo é diferente, o painel irá gerar energia solar através da reação da luz do sol com células fotovoltaicas que compõem essa estrutura, o inversor interativo existente no sistema converte energia solar para a sua casa ou residência, dessa forma você produzirá energia elétrica.

Toda energia produzida poderá ser utilizada em sua casa e ou empresa, a um grande benefício é que o excesso de energia produzida pelo sistema de energia solar é enviado para rede de distribuição.

2 – Como funciona a economia com a energia solar?

Sem dúvidas que a economia é um dos principais benefícios da utilização de energia solar, essa economia é gerada de maneira bem simples.

O sistema de energia solar pode gerar até 100% da energia consumida em sua empresa ou casa, o excesso é convertido em créditos de energia que você pode utilizar durante o período que não há sol como a noite por exemplo.

Essa energia gerada pode ser utilizada em todos os equipamentos elétricos em sua casa.

No final o que sobrará para você pagar será apenas a taxa mínima da concessionária que lhe fornece a energia, esse valor pode variar de acordo com a sua região. Você pode chegar a economizar até 95% do valor total da conta.

3 – Energia solar em dias sem sol ou com chuva?

Essa é uma dúvida muito comum em quem esta pensando em utilizar energia solar em sua casa ou empresa, se irá ou não produzir em dias sem sol ou com chuva e nublados. Mesmo nesses dias ainda existe a irradiação solar, a quantidade é menor e com isso a produção de energia é menor.

As tecnologias de geração de energia solar já suprem esse detalhe, onde os sistemas são inteligentes e capazes de suprir os dias de menor produção, que é justamente o que acontece no período da noite onde você apenas consome os créditos gerados durante o dia.

4 – Tanto empresa quanto pessoa física pode ter energia solar?

Outra dúvida que as pessoas têm é se posso colocar energia solar em minha casa ou empresa, não tem problema seja pessoa física ou jurídica você poderá utilizar essa tecnologia sem limitações.

E não para por ai, caso tenha uma empresa ou mais de um imóvel no mesmo nome, sob a mesma distribuidora de energia você poderá instalar em um dos lugares e abater a energia das duas contas, para isso procure saber mais sobre os requisitos.

5 – Preciso ter espaço em minha empresa ou casa para instalar energia solar?

Atualmente já existem alternativas em relação a isso, mesmo que em sua empresa ou casa não tenha local para instalar painéis solares para produzir energia solar você ainda poderá utilizar os condomínios solares ou fazenda solares, são soluções que estão aparecendo no mercado onde você pode comprar ou alugar lotes para produzir sua própria energia solar já com a estrutura montada.

Existem empresas no mercado especializadas nesse tipo de solução que podem facilmente lhe ajudar.

6 – Como é feito o cálculo para seu orçamento?

Para saber qual a solução ideal para sua casa ou empresa é necessário realizar alguns cálculos para garantir o melhor desempenho do sistema, esse cálculo visa aperfeiçoar o sistema para uma melhor economia.

Para isso é necessário algumas informações como o histórico do seu consumo dos últimos 12 meses para entender melhor seu comportamento durante o período de um ano, junto com isso é utilizado sua posição geográfica para chegar ao ideal para você, isso pode variar de local para local.

No final é entregue o custo para gerar o máximo de economia para você ou sua empresa com a produção de energia.

7 – É possível produzir energia solar em um apartamento?

No caso de apartamentos, é somente possível quando instalado o sistema para geração de energia visando à área social do prédio o que já trás grande benefício para todos, onde os condôminos veem a economia na conta de condomínio.

Pode ser utilizada a cobertura para instalação da usina geradora, toda energia produzida, por exemplo, pode ser utilizada para alimentação de iluminação de áreas comuns como a garagem que é local que costuma ficar com iluminação constante, isso trás uma redução para todos os condôminos.

Outra solução é caso o proprietário possua uma casa que tenha a conta de luz vinda no mesmo nome do que a do seu apartamento, e atendida pela mesma concessionária distribuidora de energia, é possível instalar um sistema nesta casa e a energia gerar créditos energéticos para os dois imóveis ou ainda utilizar um condomínio solar para gerar sua energia solar.

Energia Solar cada vez mais acessível

A cada dia que passa a tecnologia se torna mais acessível e assim podemos aproveitar ao máximo seus benefícios.

E mesmo com a falta de espaço no local podemos ter energia solar através dos condomínios solares, ou seja, praticamente esta a disposição de todos tanto empresa quanto residência que deseja começar a produzir sua própria energia.

Sem dúvidas esse é o caminho para um mundo melhor e sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 6 =