Energia Solar: Conheça as 5 novidades no setor

Com o crescimento cada vez mais acentuado o setor de energia solar é um dos que mais se beneficia dos avanços tecnológicos para inovar e expandir sua tecnologia para outras áreas e aplicações.

Se ficamos encantados com a capacidade de gerar energia elétrica através da energia solar, com todos esses avanços podemos contar que no futuro será ainda melhor.

Conheça as 5 novidades no setor

E para mostrar o quão surpreendente são os avanços no setor de energia solar que separamos 5 novidades no setor para você se preparar para um futuro que já está em nossas portas.

Usina flutuante

O que poderíamos pensar ser impossível já é realidade em diversos países. E agora a falta de espaço não é motivo para não se investir em energia solar.

E para comprovar isso a Holanda resolveu criar um projeto inovador, criar a primeira usina solar em alto mar. Mesmo sem ter um espaço para a construção de uma usina solar, ela não desistiu e inovou.

O projeto piloto já começou a ser testado, já que precisará avaliar equipamentos, condições climáticas, impacto ambiental e a produção de energia.

Espera-se que a usina seja capaz de gerar cerca de 20% a mais de energia que as solares tradicionais, já que há mais sol no mar e há o benefício adicional de um sistema de resfriamento para os painéis.

O projeto deve ficar pronto em 2021 e espera-se que a energia solar em alto-mar seja mais barata do que as fontes de energia eólica.

Aqui no Brasil já podemos contar com projetos semelhantes na Região do Amazonas e em São Paulo.

Telhado solar semelhante ao tradicional

Desde 2016 a empresa Tesla apresentou o telhado solar com garantia infinita. Diferentemente das instalações fotovoltaicas comuns, o telhado da Tesla é feito de vidro temperado e texturizado que se mescla a residência, com uma telha de barro tradicional ou de ardósia.

Apesar de inicialmente só estar disponível nos Estados Unidos a empresa espera expandir para outros países já este ano.

Células solares orgânicas

Uma tecnologia inovadora que poderá beneficiar mais de um milhão de residências, principalmente as que ainda não têm eletricidade.

As células fotovoltaicas orgânicas representam uma mudança de paradigma na captação de energia solar, por serem transparentes e flexíveis e por utilizarem materiais ecológicos e com capacidades múltiplas de geração de eletricidade em aplicações até então não possíveis.

Além de leves e transparentes é de fácil transporte e instalação. Podem ser aplicadas no revestimento de estruturas, fachadas, janelas, dispositivos eletrônicos como celulares, mouses e teclados sem fio, e até mesmo em veículos.

Apesar do material ainda está em fase de teste ele ainda não possui data prevista de lançamento.

Painel solar transparente

Já imaginou a genialidade, um receptor solar que capta a luz e transforma em energia. Isso sim é futuro!

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan desenvolveram um painel a base de moléculas orgânicas. Essas moléculas aproveitam a energia solar e brilham quando expostas a luz.

Uma das principais vantagens do painel solar é sua extrema flexibilidade.

Apesar dos painéis ainda não serem tão eficientes quanto os tradicionais, e os pesquisadores visam aumentar essa eficiência para que eles possam ser utilizados nos lugares de vidros comuns.

Para que essa realidade chegue por aqui ainda é necessário muito trabalho e desenvolvimento, para melhorar a eficiência na produção de energia. Agora é só esperar!

Janela solar

Desenvolvia por uma Startup Americana a janela solar promete gerar 50 vezes mais energia limpa que os painéis solares tradicionais.

Essa tecnologia é aplicada como revestimento em janelas e começa a gerar energia imediatamente, até mesmo com luz artificial ou sombra.

É com tanta tecnologia despontando por aí, só nos resta escolher qual é a melhor, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *