Como funciona a placa de energia solar

Que a energia solar é uma fonte limpa e renovável muitos de nós já sabemos, o que muitos não sabem ainda é que a energia solar no Brasil vem cada vez mais ganhando espaço e se tornando mais acessível a cada dia.

É importante entender que não basta apenas comprar e instalar uma placa de energia solar em sua casa ou empresa, o setor de energia solar possui as próprias normas, e essas são geridas pela ANEEL (http://www.aneel.gov.br/).

Essas normas precisam ser seguidas antes de iniciar seu projeto de geração de energia solar para ter certeza das devidas conformidades do seu sistema.

Placa de Energia Solar

É importante entender que a placa de energia solar é sem dúvida um dos principais elementos no projeto de geração de energia solar, e saber como ele funciona facilitará muito sua vida.

Existem muitas informações sobre o funcionamento da placa solar, esses que vão desde a reação química que acontece até os aspectos técnicos das placas fotovoltaicas.

Para facilitar sua vida vamos entender o que compõem um sistema de energia solar, afinal de contas o que tem nesse Kit Energia Solar (vamos chamar assim para facilitar):

  • Painel fotovoltaico (placa de energia solar abordado nesse artigo)
  • Quadro de distribuição
  • Inversor
  • Relógio bidirecional
  • Cabeamento
  • Entre outros itens

Uma coisa importante de entender é que a placa de energia solar funciona de maneira simples, isso mesmo, muitos enxergam isso com muita complexidade e acabam colocando obstáculos, mas é uma tecnologia que veio para simplificar.

O painel solar (placa de energia solar) pode ser facilmente instalado em qualquer ambiente, desde uma residência ou mesmo na empresa ou comércio, além disso hoje em dia temos outras opções como aluguel de energia solar com um custo ainda mais acessível.

Como funciona uma Placa de Energia Solar?

Aqui serei simples na explicação de como funciona o painel solar.

Os raios solares atingem a placa fotovoltaica, que é composta por células fotovoltaicas (ou células de energia solar), elas são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício).

Existe então uma reação onde os fótons (partículas de luz solar) se chocam com os átomos do material semicondutor que reveste a placa, esses choques deslocam os elétrons do semicondutor, com isso é gerado energia em corrente continua.

É ai que o Inversor entra em ação, ele faz a conversão da corrente para o padrão utilizado pelas concessionárias de energia, e a partir disso ele abastece os equipamentos elétricos de sua casa como aqueles da tomada ou iluminação.

Seu projeto de energia solar pode estar ligado diretamente à rede da concessionaria, dessa forma a energia solar gerada como excedente vira crédito em sua conta de energia onde você consegue reduzir até 95% de seu valor.

Como é feita a placa de energia solar?

O painel solar possui uma estrutura em camadas.

  • Moldura de alumínio
  • Vidro especial
  • Película encapsulante (EVA)
  • Células fotovoltaicas
  • Película encapsulante (EVA)
  • Fundo protetor (backsheet)
  • Caixa de junção

Como é feita a placa de energia solar?

A principal parte do painel solar são as células fotovoltaicas que são o coração do sistema gerador de energia. É ela quem da “vida” ao seu painel solar através de uma reação físico-química que transforma a luz do sol em energia elétrica. Ela compõe o maior custo do painel solar.

Todo o processo de fabricação de uma placa solar vista proteger as células fotovoltaicas, que como foi dito acima são elas que produzem a energia.

Como funciona o efeito fotovoltaico nos painéis solares

O processo começa quando os fótons (partículas de luz solar) atingem a placa solar, nesse momento eles fazem com que alguns dos elétrons que circundam os átomos se desprendam.

É nessa hora que a célula fotovoltaica faz sua parte, estes elétrons livres vão migrar, através da corrente elétrica, para a parte da célula de silício (material condutor do painel solar) que está com ausência de elétrons.

Durante o dia todo ocorrerá essa reação, onde os elétrons fluirão em uma direção constantemente, deixando átomos e preenchendo lacunas em átomos diferentes. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica continua, ou o que nós chamamos de casualmente de Energia Solar Fotovoltaica

Enquanto estiver ocorrendo essa reação será criado corrente elétrica, é importante entender também que mesmo em dias nublados essa reação também ocorre, em menor volume, mas ocorre.

Essa é uma forma muito simples de explicar o efeito fotovoltaico

O termo ‘fotovoltaico’ vem da junção da palavra luz em do grego “phos” e “volt”, que é unidade de tensão elétrica.

A tecnologia para gerar energia solar é cada vez mais utilizada e o Brasil vem batendo recordes na geração de energia solar a cada ano que passa.

Além disso, os custos para se ter energia solar em casa vem caindo ano após ano também.

Esse é um mercado de grande futuro no Brasil, até mesmo por que possuímos um ambiente muito favorável para geração de energia solar seja em residências ou empresas.

Outro fator importante é o incentivo que vem crescendo cada vez mais. Veja alguns motivos para ter um Painel Solar.

Seja um Profissional de Energia Solar

Se você se interessa pelo assunto procure conhecer mais.

Entre nesse mercado de energia solar com o curso instalador solar de alta performance, e descubra como montar seu negócio. Conheça o curso de energia solar!

Qualifique-se e comece a atender residências e empresas em sua região

O curso te dá toda a base para entrar nesse mercado que cresce cada vez mais.

Fique ligado em nosso blog e sobre o assunto, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *